sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEXTA-FEIRA 13


Sim amiguinhos, hoje é aquele dia maravilhoso onde você está a um ponto em que tudo pode acontecer a sua volta e principalmente com você!



Hoje talvez poderia ser uma sexta-feira igual as outras, mas como em todo mês que começa com o dia 1 num domingo, sempre, em sua segunda semana, a sexta cairá no dia 13, agora vamos a um pouco de história:

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de boa sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de sorte (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Mais informações é só seguir o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13

- "Otimo dia para se pedir aumento de salarío lá no São Paulo, né Carpegianni?"

E as superstições? Você é uma pessoa supersticiosa?

Outros dizem que a superstição começou na Última Ceia, sendo portanto, uma posterior releitura dos mitos originais, onde haviam 13 pessoas à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, a qual ocorreu em uma sexta-feira, sendo que o 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus (que no caso foi Judas).

Segundo a teoria dos Padrinhos Mágicos, as anti-fadas tambem se libertam na sexta-feira 13 e causam a maior confusão nas pessoas (dei uma agora de narrador da sessão da tarde)

Algumas outras fontes dizem que a superstição da Sexta-feira 13 surgiu com os romanos, que em sua época não tinha nada de azarento e com o passar do tempo, alguns acontecimentos dados nesta época marcaram este dia, e acabou transformando a Sexta-feira 13 em um dia de azar temido por muitas.

Devido a todas estas lendas e algumas outras, a Sexta Feira 13 é um dos dias mais supersticiosos que existem em todo o mundo, e grandes superstições foram criadas (ou não) em todo o mundo como:

* Na Sexta-feira 13 "as bruxas estão à solta" – provém de uma lenda européia;


* Quando um gato preto atravessa o caminho de alguém, essa pessoa terá um dia inteiro de azar – provém de lendas irlandesas que dizem que de noite as bruxas se transformam em gatos pretos e permutam pela vila;

* Cuidado com as fendas no chão se não quem leva uma baita de uma dor nas costas é sua querida matre-arca, ja dizia o velho ditado: "Pisou na rachadura, sua mãe que atura!"

* Ao se quebrar um espelho, a pessoa terá 7 anos de azar – pelo que pesquisei o ato de se quebrar um espelho espanta espíritos invasores e mal olhado;

* Ao se passar por debaixo de uma, o dia será desastroso – isso tem a ver com o cristianismo, onde é considerado grande falta de respeito à trindade (pai, filho, espírito santo) passar por dentro de um triângulo. Pessoas diziam que quem ousar fazer isso será castigado, e ao se passar debaixo de uma escada, a pessoa está passando debaixo de um triângulo.

*Cachorros uivando – se deve ao fato de os etruscos (povos que viveram na atual Itália) usavam em suas invasões, grandes tropas de cães da raça mastim napolitano e o uivo desses cães começaram então a ser tido como sinal da morte;

* Alguns teatros omitem a numeração 13 dos camarotes;

* Em alguns hotéis não há o quarto de número 13, assim como em alguns prédios em varios países eles pulam o numero 13 e do 12º andar, pula direto para o 14º;

* Guarda-chuva aberto dentro de casa JAMAIS, trás má sorte aos moradores dela;

* Participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano.


Você ainda vai querer sair de casa hoje?


E por hoje é só, mas semana que vem estaremos de volta novamente, eu aqui no meu velho e queri...... ops quero dizer, por enquanto é só mas fiquem ligados aqui no blog e olho vivo nesta sexta hein, quem não comentar aqui é por que não sobreviveu a sexta 13 pra contar a história!

E FIQUE POR DENTRO!

Aquele Abraço =) @07luizg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...