segunda-feira, 28 de março de 2011

ROGÉRIO 100NI - O MITO SOBERANO!!!

Não é porque eu sou Tricolor e sou fã de carteirinha do Rogério Ceni que estou escrevendo no blog sobre ele, mas é simplesmente uma forma de reconhecimento do profissional e do caráter deste grande e humilde goleiro do SPFC, que teve que vencer preconceitos quando por iniciativa própria começou a treinar cobranças de faltas e de penâltis há 14 anos atrás e ontem, 27/03/2011, num super-classíco contra o Corinthians, marcou um golaço que deu a vitória ao time do Morumbi, e ainda por cima, ele comemorou seu 100º gol em sua vitoriosa carreira!!!


Rogério Mucke Ceni, nascido em Pato Branco-PR em 22/01/73, é o goleiro na história do futebol que marcou o maior numero de gols, marca que pertencia ao Paraguaio Oscar Ruiz Chilavert até Agosto de 2006. Este grande goleiro que foi revelado pelo time do SINOP do Mato Grosso, chegou ao São Paulo em 1990, onde aguardou 6 anos como reserva do Zetti, para até então assumir o posto de titular, antes disso, Rogério já havia conquistado titulos importantes como uma Copa SP de Futebol Juniors (1993) e uma Copa Conmenbol (1994), seu treinador nessas conquistas já era Muricy Ramalho, que dirigia equipes aspirantes do São Paulo, enquanto o Técnico do time titular era o saudoso Telê Santana, que foi o treinador que o colocou como reserva no time tricolor.

Em 1997, num jogo na cidade de Araras-SP pelo Campeonato Paulista daquele ano, O São Paulo derrotou o time da casa por 2x0, e o primeiro gol desse jogo foi marcado por Rogério cobrando uma falta perfeita, colocando a bola no canto do goleiro Adnan do União São João - Eu tive a felicidade de ver este gol aovivo naquela oportunidade, quem não viu, vai ver:



É claro que além de se tornar um super cobrador de faltas e de penâltis, Rogério Ceni tambem foi brilhante em muitas atuações pelo SPFC, uma inesquecivél foi na Final do Mundial Interclubes da FIFA de 2005, quando o São Paulo venceu o Liverpool da Inglaterra por 1x0 e Rogério, que além de se consagrar melhor goleiro da competição e levantar a taça de melhor time do mundo naquele ano, fez defesas incrivéis daquela partida onde saiu aplaudido de campo pelos torcedores japoneses que assistiram o jogo no Estádio de Yokohama. A imagem ao lado, foi a defesa mais incrivél do jogo, onde ele defendeu uma falta cobrada pelo capitão do Liverpool, Steven Gerrard. A bola tinha destino certo mas Rogério como sempre foi soberano.


Ao lado, R.Ceni recebeu o troféu de melhor goleiro do Mundial de 2005 pela sua atuação contra o Liverpool.

Rogério que se tornou capitão do SPFC em 1999, chegou a marca histórica de 700 partidas como lider de um time num jogo contra o Atlético Paranaense em Outubro de 2010, marca jamais alcançada por nenhum atleta do futebol brasileiro.

Mais alguns dados curiosos:

O Palmeiras é o time contra o qual mais fez gols (7), seguido pelo Cruzeiro (6) e Vasco (5). 2005 foi o ano em que mais balançou as redes, com 21 gols, sendo o último deles na semi-final do Mundial de Clubes, contra o Al-Ittihad, assim tornou-se o primeiro goleiro do mundo a marcar um gol no Mundial de Clubes.

É o goleiro que mais marcou gols no Campeonato Paulista, Copa dos Campeões, Torneio Rio-São Paulo,

Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Campeonato Mundial de clubes da FIFA (Atualmente é o único goleiro do mundo que marcou um gol no Campeonato Mundial de clubes da FIFA).

Um fato curioso é que em todas as partidas em que ele marcou no mínimo um gol, o time do São Paulo só foi derrotado duas vezes. Nos jogos em que marcou gols, Rogério e o São Paulo contam com 68 vitórias, 19 empates e 2 derrotas.

No dia 25 de fevereiro de 2010, ao anotar, de falta, um gol sobre o Once Caldas na derrota de 2 a 1, tornou-se o maior artilheiro do São Paulo na história da Libertadores isoladamente com 11 gols marcados.

É um dos maiores jogadores da história do São Paulo e do Brasil, disputou duas Copas do Mundo como goleiro reserva, vencendo uma. Após Rogério fazer o seu gol de numero 96, ele chegou aos 20 maiores artilheiros da historia do São Paulo.

Alem disso, Rogério em sua carreira, conquistou como titular: 3 Campeonatos Paulistas (1998, 2000 e 2005), 1 Rio-São Paulo (2001), 3 Campeonatos Brasíleiros (2006, 2007 e 2008), 1 Copa Libertadores da América (2005), 1 Mundial Interclubes da FIFA (2005), 1 Copa Conmenbol (1994) 1 Copa Master dos Campeões da Conmenbol (1996) e 1 Copa São Paulo de Futebol Juniors (1993). Como reserva: conquistou 1 Libertadores (1993), 1 Mundial (1993), 1 Supercopa dos Campeões da Libertadores (1993), 2 Recopas Sul-Americanas (1993 e 1994) e foi Pentacampeão com a Seleção Brasileira de Futebol como 3º goleiro (2002).

Na data de ontem, 27/03/2010, Rogério chegou a marca histórica de 100 gols. No jogo que aconteceu no Estádio da Arena em Baruerí-SP, o São Paulo vencia o rival Corinthians por 1x0 (gol de Dagoberto no 1º Tempo), logo no inicio da 2ª etapa, o atacante Fernandinho sofreu uma falta na entrada da area e lá se foi Rogério para a batida da falta... e deu no que deu como mostra o vídeo abaixo, com Narração de Cleber Machado e comentário de Casagrande:




A partida terminou 2x1 para o São Paulo, o atacante Dentinho ainda descontou para o Corinthians no jogo, mas nada que ofuscou o brilho deste incrivél goleiro na tarde deste ultimo domingo em Baruerí. Um motivo de muito orgulho para os torcedores do São Paulo. Eu posso dizer com toda alegria que tive o prazer de ver o 1º Gol de sua carreira vitoriosa, eu vi varios outros gols incriveis marcados por ele e tive a oportunidade de ver o golaço de ontem, o 100º de sua carreira brilhante.


Em nome de todos do GCF, os Sãopaulinos e até mesmo os pelos torcedores adversários, parabenizo este incrível goleiro-artilheiro por mais este feito historico em sua carreira e com orguiho eu digo que é muito bom viver estes momentos inesquecivéis do futebol do Brasil!!!

AQUELE ABRAÇO =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...